DICAS ÚTEIS


 

 

+ Churrasco

Churrasco

PREPARANDO A CHURRASQUEIRA PARA ASSAR "UMA CARNINHA" EM CASA.

1- se a churrasqueira for movel escolher o lado em que o vento vai soprar a fumaça para o lado contrário de onde estão as pessoas. 
2- colocar o carvão, abrir um espaço no meio da churrasqueira, fazer uma "rosa" com o papel higiênico branco, colocar neste espaço, cobrir esta rosa com pedaços maiores do carvão sem abafa-la, colocar alcool nesta rosa, acender. 
3- deixe o fogo ir queimando devagar o carvão enquanto prepara o restante para seu churrasco. Dentro de mais ou menos meia hora você já vai ter bastante carvão completamente em brasa. 
4- misturar todo o carvão que está na churrasqueira delicadamente com as brasas, e continue a preparar o seu churrasco. 
5- ... e qual a quantidade de carvão? mais ou menos 1 kilo de carvão para cada kilo de carne. 
6- quando você terminar o preparo do local, faca, garfo, carnes, etc... a churrasqueira já vai estar no ponto certo de você começar a assar seu churrasco. 
7- durante o churrasco deu labareda? NÃO JOGUE ÁGUA!! 
tenha sempre um pouco de cinza do último churrasco e quando aparecer a labareda jogue um pouquinho de cinza em cima dela, o efeito é imediato. 
Se vc não tiver cinza... mexa nas brasas mudando-as de lugar, e se a labareda foi provocada pela gordura que pinga da carne, arrede o espeto para o lado onde tem menos carvão. 
8- o que usar? grelha ou espeto? 
Se o churrasco for para muita gente o espeto é mais eficiente, porque você poderá assar mais carne de uma só vez e controlar os espetos com facilidade sem perder o ponto da carne, se é para até 10 pessoas a grelha te atenderá melhor porque você não terá pressa e poderá controlar as carnes que serão assadas na medida em que seus convidados forem degustando as carnes. 
9- se você usar a grelha, tenha sempre em mãos um pegador de carne com cabo comprido. Não vire a carne "espetando" com o garfo porque você perderá o "suco" da carne ao furá-la. 
10- utilizando a grelha você pode preparar uma carne mal passada para um convidado, voltar a carne para a grelha de servir para outro convidado a mesma carne ao ponto.

 

+ Fogão

Fogão

Sempre que possível ou necessário, lubrifique a chapa do fogão a lenha com azeite ou óleo vegetal, para que a mesma não enferruje, o que dará uma maior durabilidade.

 Evite deixar água ou outro líquido secar diretamente sobre chapa, enxugue imediatamente, evitando manchas;

- Ao derramar qualquer líquido ou alimento sobre a chapa do fogão, ou dentro do forno, limpe o mais rápido possível para evitar manchas e acúmulos de resíduos;

Para isso retire a chapa do fogão, e com uma pequena vassoura ou um pincel maior, retire a fuligem que se encontra acumulada na superfície interna da chapa e sobre o corpo do fogão.
Às vezes, por excesso de acúmulo de fuligem, é necessário fazer uma raspagem.

- Utilize periodicamente seu fogão evitando que a umidade natural acelere o processo de oxidação;

- Não utilize álcool, gasolina ou qualquer outro líquido ou vapor inflamável para acionar o fogo do fogão.

 

MADEIREIRA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA


Campos do Jordão:
Rua Helvécia, 45 - Jardim Nova Suíça Campos do Jordão - SP CEP.: 12460-000.
Telefone: 12 3664.5636 | E-mail: contato@madeireiransfatima.com.br

Tremembé:
Rod Alvaro Barbosa Lima Neto, 3300 - Dos Guedes Tremembé - SP | CEP.: 12120-000
Telefone: 12 3674 4554 | E-mail: tremembe@madeireiransfatima.com.br